Páginas

domingo, 17 de junho de 2012

Chupeta - Mocinha ou Vilã









Fonte: Revista Guia do Bebê
Dra. Celi Amaral Farias
Fonoaudióloga Clinica

Será que a chupeta é realmente necessária?
Na hora do desespero quando o bebê chora sem parar, toda mãe recorre a qualquer artifício para que o bebê sossegue. A chupeta é, sem dúvida, a primeira alternativa. 
O que as mães desconhecem é que esse hábito poderá trazer sérias consequências para o desenvolvimento de seu filho e poderá ter reflexos prolongados.

Portanto, a chupeta não é necessária. Entenda o que acontece.
Todo recém-nascido tem uma necessidade fisiológica de sugar. A sucção é uma das primeiras experiências motoras da criança e é satisfatória pela amamentação.

Muitas mães oferecem chupeta quando percebem que a criança chupa o dedo ou objetos quando não esta com fome, o que ocorre com mais frequência em crianças que são alimentadas com mamadeira, principalmente quando o furo do bico é aumentado. Mas isso também pode ocorrer com criança alimentada no peito, principalmente quando o peito está muito cheio e ela não precisa fazer esforço para sugar, pois a fome é saciada rapidamente porque o leite veio muito fácil, ou seja a fome foi saciada, mas não a vontade de  sugar.

O que sugerimos é que a mãe aumente o tempo de amamentação, procurando saciar a necessidade de sucção que a criança apresenta, fazendo a ordenha da mama quando esta estiver muito cheia, antes de oferecer para o bebê. Desta forma, com maior esforço para sugar, o bebê terá saciada a fome e a vontade de sugar. Em casos extremos, como reflexo de sucção acentuado a chupeta poderá ser indicada, mas seu uso não é indiscriminado, devendo ser imediatamente retirada quando a criança parar de sugar. Quando a chupeta for recomendada, sugere-se que a mãe faça um exercício com o bebê, de puxar a chupeta pela argola, fazendo com que a criança faça força para mantê-la na boca, de forma que se canse mais rápido e então possa ser retirada.

Os pais devem se lembrar que o choro nesta fase da vida é a única forma de comunicação da criança. Quando estiver com fome, sede, sono ou dor ele vai chorar.

Em caso de crianças mais crescidinhas evite que elas brinquem ou assistam tv com chupeta na boca

Cabe lembrar que a introdução da chupeta pode levar ao desmame precoce, pois a sucção da chupeta o esforço é muito menor do que a sucção do peito e a posição da língua é diferente. Se a criança adotar a mesma posição poderá ter mais dificuldade de sugar a mama, irritar-se porque não consegue obter o leite e rejeitar o peito. 

Se isso acontecer, a criança fica privada do melhor alimento que poderá ter nessa fase de sua vida, o leite materno. É sempre importante salientar que este é o melhor alimento para a criança tanto nos nutrientes necessários, como na formação dos anticorpos para combater as doenças. É como se fosse uma vacina natural que impede que seu sistema imunológico entre em baixa.

Para saber mais escreva para: celifariasfono@hotmail.com